SEJA BEM VINDO(A)!

SEJA BEM VINDO(A)!
Este é o Blog do Pré-Vestibular UNICOM 2011. Um espaço destinado a debates, reflexões e discussões dos conteúdos dos vestibulares das principais universidades da Bahia. Acesse, informe-se, participe e conquiste o seu espaço na universidade.
Grupos do Google
Participe do grupo PRÉ-VESTIBULAR UNICOM 2011
E-mail:
Visitar este grupo

terça-feira, 1 de novembro de 2011

REDAÇÃO A SER ENTREGUE.

Abaixo esta um tema de redação. A partir das discussões em sala e dos seus conhecimentos, redija um texto, seguindo as orientações, para ser entregue impreterivelmente na próxima segunda-feira (07/11).

INSTRUÇÕES: (UEFS 2009.1)
• Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.
• Transcreva seu texto na Folha de Redação, com caneta de tinta azul ou preta, usando, no mínimo, 25 (vinte e cinco) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
• Caso utilize letra de imprensa, faça distinção entre maiúsculas e minúsculas.
• Coloque um título adequado a seu texto.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema e do tipo proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do campo apropriado;
— escrita a lápis ou de forma ilegível;
— constituída apenas da transcrição “ipsis literis” (total) dos textos da prova.
TEMA DA REDAÇÃO
Qual a relação entre consumo, mola propulsora da economia mundial, e felicidade? A associação massificada pela
mídia entre o ato de consumir e a satisfação pessoal criou uma espécie de máxima filosófica da era do Shopping Center: não é preciso apenas consumir para existir, mas consumir para ser feliz. Sociólogos e antropólogos, que vêm estudando o tema, não têm dúvida de que o consumo operou uma mudança significativa no paradigma das relações sociais. Valquíria Padilha, autora de Shopping Center: A catedral das mercadorias (Boitempo, 2007), afirma que, desde que as relações sociais foram “escravizadas pelo dinheiro e pelo poder de consumo”, o ser humano deixou de ser cidadão para ser sumariamente reduzido à condição de consumidor.
(CANDRA, Cássia. Compro, logo sou feliz. A Tarde, Salvador, 20 dez. 2008. Cultural, p. 6.)
Com base no conteúdo do fragmento em evidência e nos seus conhecimentos e reflexões sobre a sociedade de consumo, produza um texto argumentativo sobre o tema:
O consumo: uma ponte para a felicidade?
Instruções:
• Utilize a modalidade padrão da língua portuguesa.
• Defenda o seu ponto de vista usando argumentos, fatos, exemplos que sejam coerentes para justificá-lo.
• Posicione-se criticamente sobre os efeitos do consumismo na sociedade capitalista contemporânea e proponha, se achar necessárias, mudanças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário