SEJA BEM VINDO(A)!

SEJA BEM VINDO(A)!
Este é o Blog do Pré-Vestibular UNICOM 2011. Um espaço destinado a debates, reflexões e discussões dos conteúdos dos vestibulares das principais universidades da Bahia. Acesse, informe-se, participe e conquiste o seu espaço na universidade.
Grupos do Google
Participe do grupo PRÉ-VESTIBULAR UNICOM 2011
E-mail:
Visitar este grupo

PROJETO 2011


PROJETO
PRÉ-VESTIBULAR UNICOM 2011*

APRESENTAÇÃO
         “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”[1] Refletindo na citação anterior e em nosso compromisso cidadão, o presente Projeto propõe uma ação social conjunta de incentivo ao desenvolvimento educacional e consequente valorização da vida. Este incentivo e valorização tornam-se imprescindíveis quando observamos o preocupante grau de escolaridade de uma imensa parcela da população do Município de Quixabeira-BA. Este preocupante cenário possui raízes históricas, que infelizmente frutificam uma triste realidade – baixíssimos níveis de escolaridade, alunos desmotivados e um número muito pequeno de estudantes no Ensino Superior – ou seja, notamos, infelizmente, uma cultura de desconhecimento do valor da educação.
         É neste preocupante quadro social, que desde o ano de 2007, uma ação voluntária e conjunta vem semeando um novo contexto educacional. O Pré-Vestibular Universidade na Comunidade - UNICOM foi estruturado inicialmente a partir do trabalho conjugado do Coletivo Municipal de Jovens, dos sindicatos (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixabeira - STTR e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixabeira - SINDSERV), SICOOB COOPERE e da sociedade civil organizada. Um instrumento que inicialmente fora arquitetado em meio a muitas dificuldades mostrou-se bastante eficiente ao longo dos últimos quatro (4) anos. O seu sucesso ao longo desse tempo fica claro ao observamos o número de pré-vestibulandos que ingressaram em Instituições de Ensino Superior como a Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Assim, o conhecimento conquistado por estes vencedores universitários retorna para a comunidade como caminho e exemplo a serem seguidos e uma nova cultura educacional é introduzida.

JUSTIFICATIVA
         Educação é sinônimo de conhecimento, liberdade, desenvolvimento e progresso. Os gestores públicos que priorizam o investimento em educação certamente perceberão estes sinônimos na mentalidade e nas ações dos seus governados. Contudo, em fins do século 20 e neste início do século 21, percebendo as limitações do poder público e o valor da educação, a sociedade civil organizada tem se empenhado em criar estratégias inovadoras, inteligentes e criativas de valorização do conhecimento escolar/acadêmico que se somem a educação pública na construção de um novo padrão educacional.
         A partir da reflexão acima e já delimitando a nossa discussão para o contexto escolar/acadêmico do Município de Quixabeira-BA, notamos a emergência da ação da sociedade civil organizada com o objetivo de somar esforços aos atos do Sistema de Público de Ensino. Nosso foco de atuação limita-se aos estudantes que cursam o último ano do Ensino Médio ou que já o concluíram.
         A cada ano concluem esta etapa em média entre quarenta (40) e sessenta (60) alunos no Colégio Estadual de Quixabeira[2], destes, no máximo cinco (5) ingressam no Ensino Superior. Se fizermos um cálculo simples para analisar a primeira década do século 21, notaremos que concluíram o Ensino Médio aproximadamente quinhentos (500) alunos e valendo-se de uma leitura bastante otimista concluiremos que somente 10% deste total ingressaram em universidades. Este cálculo já nos permite vislumbrar um grande déficit neste campo da educação.
         Ao analisar o cenário contemporâneo, percebendo o imenso esforço do Governo em suas três esferas de atuação, notaremos que o Programa Bolsa Família (Federal), o PROUNI (Federal), o Programa Plataforma Freire (Federal), o Universidade Para Todos (Estadual) e o transporte para estudantes universitários (Município) tem contribuído de modo significativo para melhoria da educação. Contudo, se fizermos um novo cálculo, somando todos os indivíduos graduados e os graduandos teremos um número aproximado de duzentos e cinquenta (250) indivíduos num total aproximado de 9.500 habitantes[3], ou seja, apenas 2,6% da população do Município de Quixabeira-BA cursaram ou estão cursando o Ensino Superior. Um dado que precisa ser revertido.
         No entanto, é fundamental enfatizarmos que a imensa maioria destes duzentos e cinquenta (250) indivíduos são professores efetivos do Ensino Básico do quadro municipal e que o seu ingresso no Ensino Superior deve-se primeiramente à nova legislação que exige destes a graduação de nível superior. Ou seja, ao retirarmos esses professores do cálculo que fizemos anteriormente, a porcentagem de estudantes universitários no município de Quixabeira-BA cairia há um número insignificante.
         Dessa forma, considerando a inexistência de uma política pública especifica de incentivo ao ingresso dos estudantes no Ensino Superior, a iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Quixabeira-BA de implementação do Pré-Vestibular UNICOM assume um papel significativo de preenchimento de uma alarmante lacuna e de primeiro passo para o aumento do número de universitários no município.  
Sendo assim, considerando a imperativa necessidade e os inúmeros ganhos para a comunidade quixabeirense, o presente projeto torna-se viável, necessário e justificável.

OBJETIVO GERAL
ü  Organização e implementação de um curso pré-vestibular que oriente, prepare e estimule estudantes de baixa renda, jovens e adultos, a ingressarem no Ensino Superior através do acesso gratuito aos conteúdos básicos de preparação dos vestibulares.
OBJETIVOS específicos
ü Aulas de Redação;
ü Aulas de Português;
ü Aulas de Matemática;
ü Aulas de Biologia;
ü Aulas de História;
ü Aulas de Geografia;
ü Aulas de Língua Estrangeira.

METODOLOGIA
         O Pré-Vestibular UNICOM 2011 terá início na data de 04 de julho com uma palestra motivacional ministrada pelo Prof. Claudionor Mendes da Cunha. O Prof. Claudionor é Geógrafo e atualmente ocupa a função de Diretor do Colégio Antônio Joaquim Correia (Cachoeira-BA). Um legitimo filho de Quixabeira que sempre soube o valor da educação. O curso se estenderá até as vésperas do vestibular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, ou seja, o Pré-Vestibular 2011 foi planejado para ter duração de cinco (5) meses.
As aulas serão ministradas na Escola Sonho de Criança, de segunda a quinta-feira das 19h às 22h. Serão oferecidas, a partir da montagem do horário, duas disciplinas por dia, com exceção da disciplina Redação que ocupará os dois horários de um dia devido à carência dos alunos e o peso da disciplina nos vestibulares. Não ofertaremos as disciplinas de Física e Química devido à carência de professores licenciados nestas áreas em nossa região.
Serão programados dois simulados, um no meio do curso e outro no fim, para medir o nível de aprendizado e o compromisso dos cursistas. Os primeiros colocados destes simulados serão premiados como forma de incentivo ao estudo. Também serão marcadas aulas de revisão um domingo por mês. O corpo discente responsável pelo sucesso do curso será composto por um Coordenador Geral e oito (8) Professores capacitados e com experiência em cursos preparatórios. Intercalando as aulas e em datas definidas contaremos um profissional (Psicólogo/Pedagogo/Outro) que dará palestras motivacionais e também com um professor que discutirá temas da atualidade, devido à importância destes temas para a resolução das questões dos processos seletivos. Os professores serão orientados constantemente a trabalharem a autoestima e a motivação dos cursistas.


* Projeto elaborado com base em Pesquisa Empírica por Eduardo Marcelo Santos Almeida, Graduando do Curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Salientamos que devido à diversidade de potenciais parceiros que se destina este Projeto, bem como a sua finalidade, optamos por não seguir as normas de elaboração de Projetos Sociais, além de desconsiderar algumas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, objetivando a máxima simplificação da proposta.
[2] Informações cedidas por Lindaci Araújo, Secretária Escolar da referida Unidade de Ensino.  
[3] <www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=29&dados=1> Acesso em 28 de maio de 2011.